Menu
Branca Andrade e Adriana Cardoso

O Vocabulário do Samba

O carnaval, considerada a maior festa popular brasileira, possui um universo próprio que engloba inúmeras tradições, música, danças e vestimentas, além de léxico próprio. Essas características distinguem essa festividade de qualquer outro fenômeno cultural desse país.

No presente trabalho serão apresentadas, em forma de documentário, as principais características do carnaval e do “mundo do samba”, incluindo seus personagens, ritmos, formas de manifestação, fantasias, símbolos e danças predominantes. Serão apontadas informações históricas e um pouco da situação atual do carnaval, tanto “de rua” quanto o celebrado nas “avenidas do samba”. Serão comentadas também algumas palavras e expressões típicas desse contexto que permitirão melhor entendimento desse “universo” e da identidade cultural deste gênero musical e festa.

O carnaval se tornou a manifestação cultural brasileira considerada mais democrática, uma vez que une todas as classes sociais por três dias, feriados oficiais, do ano. Trata-se do período em que é concedida a todos os “foliões” a liberdade de “serem quem quiserem”. Neste período as cidades ficam lotadas de pessoas fantasiadas em manifestações permeadas por alegria e diversão. E para entrar neste mundo basta querer.

Ask the speaker a question

9 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.